O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Não ter outro artigo de autoria (coautoria) em edição do mesmo ano, independentemente da sua posição na autoria.
  • Redigido em língua portuguesa e associado ao tema da seção que foi submetido.
  • Os artigos de autores convidados, membros da editoria da revista, ou traduzidos de periódicos científicos estrangeiros devem estar de acordo com as normas editoriais e são publicados na seção Contribuições Especiais.
  • A titulação mínima do autor (ou coautor) deve ser de Especialista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES BÁSICAS

Os trabalhos enviados devem cumprir as presentes diretrizes e serem submetidos via página do periódico no Portal: http://portalmaua.emnuvens.com.br/. 

Os Artigos e Revisões deverão ser elaborados com no mínimo 12 e máximo 20 páginas, sem contabilizar as páginas com as referências.

As Resenhas deverão ser elaborados com no máximo 6 páginas, sem contabilizar as páginas com as referências.

Os Ensaios deverão ter no mínimo 8 e no máximo 15 páginas, sem contabilizar as páginas com as referências.

Estes trabalhos devem ser elaborados conforme modelo, em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

As Referências, apresentadas ao final do texto, devem conter exclusivamente os autores e textos citados no correr do  texto, e obedecer as regras estabelecidas ou pela NBR6023 (ABNT).

A redação do trabalho deve estar conforme as regras do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

Os artigos enviados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es) e considera-se implícito a autorização para sua publicação, sendo de sua inteira responsabilidade a autoria do conteúdo, as opiniões emitidas de quaisquer natureza, sejam elas científica, técnica ou política. O conteúdo dos artigos assinados não reflete a opinião da Revista da Inter Humanitas.
Em caso de artigos produzidos por financiamentos relacionados ao trabalho a ser publicado faz-se necessário a indicação da instituição financiadora.

É possível até o máximo de três autores, devendo todos serem identificados.

Cada autor (individualmente ou em co-autoria) poderá submeter apenas um artigo por chamada da revista .

Os autores serão notificados sobre o resultado da avaliação de seus artigos ou resenhas através de e-mail.

ESTRUTURA

ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

Em regra, os artigos deverão ser inéditos, escritos em português, e atender ao seguinte conteúdo e nesta ordem: Título (no máximo 12 palavras), nome do(s) autor(es) (com qualificação, afiliação - principal vínculo institucional e e-mail em nota-de-rodapé), Resumo (em português, entre 100 e 250 palavras, em um único parágrafo, citando o objetivo geral, metodologia os principais resultados e conclusão do trabalho), Palavras-chave (  ), Título em inglês, Abstract, Key-words.

ELEMENTOS TEXTUAIS

A Introdução deve ser numerada e  apresentar o tema e sua delimitação, apresentando as definições de conceitos e, sucintamente, os conhecimentos já produzidos sobre o tema. 

O Desenvolvimento deve ser dividido em itens numerados e apresentar e discutir os resultados obtidos com o desenvolvimento da pesquisa.  O texto do desenvolvimento do Artigo de Revisão deve ser dividido em seções e subseções (se necessário), de acordo com os subtemas abordados. O texto do desenvolvimento do Artigo Original deve ser apresentado na seguinte ordem: a) Referencial teórico (apresenta as informações que darão sustentação teórica para a compreensão dos resultados obtidos com o desenvolvimento do trabalho); b) Metodologia/Procedimentos Metodológicos/Materiais e Métodos (deve explicar claramente como a pesquisa foi realizada); c) Resultados e Discussão (deve apresentar e analisar os dados obtidos com o desenvolvimento da pesquisa, confrontando-os com as informações obtidas na pesquisa bibliográfica). 

A Conclusão/ Considerações finais deve ser numerada e destacar, sucintamente, os pontos mais relevantes da pesquisa, e responder ao objetivo geral do trabalho. A seção é chamada de Conclusão quando encerra a parte textual de um artigo original e de Considerações Finais quando se tratar de artigo de revisão.

ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS

As Referências não deve ser numerada e deve ser apresentada em ordem alfabética, representa a relação de fontes utilizadas pelo autor no texto do trabalho. 

 O(s) Apêndice(s) (facultativo) apresenta as informações complementares elaboradas pelo autor, tais como tabelas, modelos de instrumentos, textos explicativos etc.

O(s) Anexo (s) (facultativo) apresenta as informações complementares, não produzidas pelo autor, que servem para ilustrar ou fundamentar o texto, como respostas de questionários, leis etc.

 

 FORMATAÇÃO

Tamanho da folha: A4.

Margens esquerda, direita, superior e inferior: 2,5 cm.

Tabulação da primeira linha do parágrafo: 1,25 cm da margem esquerda.

Espaço entre linhas: 1,5 cm.

Alinhamento do corpo do texto: justificado.

Fonte: Times New Roman 12  corpo de texto; letra maiúscula, negrito e centralizado para títulos, negrito para itens de seção; usar fonte 10 para citações longas recuadas (recuo de 4 cm).

CITAÇÕES E NOTAS

As citações textuais pequenas (até três linhas) devem ser inseridas no texto, entre aspas e sem itálico.

As citações textuais longas (mais de três linhas) devem vir em parágrafo independente, recuado da margem esquerda 4 cm, com Times New Roman10, e com o espaçamento simples, sem aspas. 

As notas de rodapé devem ater-se ao mínimo necessário. 

Quando houver tradução do texto: usar “Tradução de Fulano de tal” (e não Trad.).

As citações no texto devem ser, por exemplo: a) um autor: De acordo com Schütz (1997) ou (SCHÜTZ, 1997); b) dois autores: De acordo com Deleuze e Guattari (1966, p. 23) ou (DELEUZE; GUATTARI, 1966, p. 23); c) três autores: De acordo com Norton, Aitken e Wilton (1994) ou (NORTON; AITKEN; WILTON, 1994); e mais de três autores: De acordo com Brito et al. (1996, p. 54) ou (BRITO et al., 1996, p. 54).

REFERENCIAS (ABNT NBR 6023:2002)

O formato geral deve apresentar:

SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo. Local: Editora, Ano.

Para um autor:

SCHÜTZ, Edgar. Reengenharia mental: reeducação de hábitos e programação de metas. Florianópolis: Insular, 1997.

LEITÃO, D. M. A informação como insumo estratégico. Ci. Inf., Brasília, DF,v. 22, n. 2, p. 118-123, maio/ago., 1989.

Para dois autores:

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. O Anti-edipo capitalismo e esquizofrenia. Lisboa: Assirio & Alvim, 1966. 430p.

Para três autores:

NORTON, Peter; AITKEN, Peter; WILTON, Richard. Peter Norton: a bíblia do programador. Tradução de Geraldo Costa Filho. Rio de Janeiro: Campos, 1994.

Para mais de três autores: BRITO, Edson Vianna et al. Imposto de renda das pessoas físicas: livro prático de consulta diária. 6. ed. atual. São Paulo: Frase, 1996.

Para Organizador, editor, e outros:

BOSI, Alfredo (Org.). O conto brasileiro contemporâneo. 3. ed. São Paulo: Cultrix, 1978.

Para autor Entidade:

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Instituto Astronômico e Geográfico. Anuário astronômico. São Paulo, 1988.

Para autor Governamental: 

BRASIL. Ministério do Trabalho. Secretaria de Formação e Desenvolvimento Profissional. Educação profissional: um projeto para o desenvolvimento sustentado. Brasília: SEFOR, 1995. 

SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Diretrizes para a política ambiental do Estado de São Paulo. São Paulo, 1993.

Para autor Evento:

RIBEIRO, Fernanda. Informação: um campo uno profissões diversas. In: CONGRESSO BAD, 8., Estoril, 2004. Anais eletrônicos... Estoril, 2004. p. 1-9. Disponível em: <HTTP:// ...>. Acesso em: 26 jun. 2010.

Na ordenação das referências, quando existir outra obra do mesmo autor:

FREYRE, Gilberto. Sobrados e mucambos: decadência do patriarcado rural no Brasil. São Paulo: Nacional, 1936. 405 p.

 ______.______. 2. ed. São Paulo: Nacional, 1938. 410 p.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.